Notícias

Principais bacterioses humanas01.03.13

Pesquisa coletada, do material Positivo, pelo professor, de Ciências, Anderson Carneiro.

imagem 5

Estão organizadas aqui as principais doenças causadas pelas bactérias e suas formas de transmisão.

Estima-se que cerca de metade das doenças humanas seja causada por bactérias – as infecções bacterianas. Esses micro-organismos, sensíveis a antibióticos, vivem principalmente entre as células dos tecidos e nas superfícies de cavidades e órgãos, havendo, porém, algumas espécies capazes de invadir células.

Botulismo – É causado não pela bactéria em si, mas pela toxina por ela produzida. A bactéria do botulismo é a Clostridium botulinum, normalmente encontrada em alimentos malprocessados, como enlatados, conservas e embutidos. A sua toxina paralisa nervos e músculos. O tratamento dos doentes deve ser rápido e feito com soro antitoxina.

Cólera – Causada pelo vibrião colérico, Vibrio cholerae, que se multiplica no intestino delgado do ser humano. Provoca forte diarreia, em razão da produçãodetoxinas que induzem as células intestinais a liberarem água e sais minerais. A contaminação ocorre por meio de ingestão de alimentos contaminados com fezes dos portadores.

Coqueluche – O agente causador é a bactéria Bordetella pertusis, cuja transmissão se dá pela inalação de bactérias eliminadas pela tosse de pessoas infectadas. Afeta principalmente crianças, cujos primeiros sintomas se assemelham aos de um resfriado comum. Em seguida, ocorre uma fase de tosse intensa, na tentativa de eliminar o muco acumulado nas vias respiratórias, por causa da imobilização dos cílios da traqueia,causada pelas secreções da bactéria.

Febre tifoide – A bactéria Salmonela typhi pode se adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados e pode se disseminar por todo o organismo. Após um período de incubação, em torno de duas semanas, ocorrem dores de cabeça e febre. A seguir, pode aparecer diarreia forte. Havendo perfuração intestinal, o quadro pode ser agravado, podendo levar o doenteà morte.

Gonorreia – É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, transmitida por meio de relações sexuais com parceiros contaminados. Pode também ser transmitida pela mãe ao recém-nascido no momento  do parto. No homem, provoca dor ao urinar e eliminação de uma secreção de cor amarelada. Nas mulheres, os sintomas são poucos evidentes, podendo evoluir para doença inflamatória pélvica (DIP), o que talvez chegue a comprometer as tubas uterinas e causar esterilidade.

Leptospirose – A bactéria Leptospira interrogans é eliminada por meio da urina de animais doméstics ou selvagens portadores. Assim, a transmissão para o homem ocorre pelo contato com a água e o solo, evidentemente contaminados. Os sintomas aparecem após um período de incubação de poucas semanas e vão desde dores de cabeça e musculares, calafrios e febre até o comprometimento de fígado e dos rins.

Salmonelose – Bactérias do gênero Salmonella são adquiridas por meio da ingestão de produtos de origem animal contaminados,principalmente ovos e carne de galináceos. Invadem a parede do intestino e podem atravessá-la, atingindo os vasos sanguíneos e se disseminando por todo o corpo.

Sífilis – Causada pela bactéria Treponema pallidum, é tranmitida por meio de relações sexuais com parceiros contaminados. Pode também ser transmitida pela mãe ao feto, durante a gestação. Após um periodo de incubação de cerca de 20 dias, surge uma lesão de consistência endurecida e pouco dolorosa (cancro duro) nos órgãos genitais. No homem, aparece a lesão na glande de pênis; na mulher, nos pequenos lábios vaginais, na vagina e até no colo do útero. Outros sintomas podem se manifestar, como febre, dor de cabeça e indisposição. Em um estágio avançado, o sistema nervoso pode ser afetado, causando cegueira, problemas mentais e dificuldade locomotora.

Tuberculose – A bactéria Mycobacterium tuberculosis é adquirida por inalação. Ao atingir os alvéolos pulmonares, é fagocintada por macrófagos, células brancas de defesa. As bactérias inicialmente se multiplicam no interior dos macrófagos, espalham-se pelo sistema respiratório e outros sistemas ocasionalmente. Os sintomas incluem perda de peso e crises de tosse com eliminação de secreção sanguinolenta.

vir

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja todos

Aluno on-line

Faça seu login

Vídeos

Veja todos os Vídeos

Facebook

Twitter